quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NIETZSCHE: manual prático da guerra

Lição 1: A esquiva

Uma boa esquiva é ameaçadoramente o golpe em devir, com toda vontade de potência... Ao ser golpeado, esquive-se, olhe fixo nos olhos de seu agressor e faça o deus da guerra dançar ameaçadoramente no seu corpo fora do alvo: a boa esquiva sempre te coloca enquanto potência numa posição privilegiada de ataque, ainda que você não o faça e não o fazendo a potência reduplica-se cada vez mais no corpo engatilhado...

A boa esquiva é sempre proliferante como a diferença e não se traduz apenas em reação a um ataque: ela opera de forma não quantificada para além da força deletéria de origem, sendo, por isso mesmo, assustadora como devir que insinua.

O golpe pode nocautear, mas só a esquiva pode destruir teu adversário, por meio da força satírica que ela encerra, ao impor no cenário de guerra um corpo que se nega ao ataque, ainda que por um instante. Ademais, lembra-te que nem todo oponente é adversário e o golpe deve ser reservado apenas para aqueles dignos de tuas mãos.

Ao ser golpeado, não fuja, não reaja, torne-se, na arte da esquiva, aquilo que você é: "ad majora natus". Ao ser golpeado, lembre-se que Nietzsche recusou muitos adversários com sua esquiva, até que deus, e somente ele, subisse ao ringue. Ao ser golpeado, sorria, certifique-se de que realmente soou o gongo e apenas se este som ecoar no recinto, alongue-se, aqueça-se, ponha as luvas e honre o seu verdadeiro adversário.

Saudação Thai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário